Home
A Empresa
Cochos
Mangueiros/Serviços
Portões
Troncos/Balanças COIMMA
Noticias
Troncos/Balanças Seminovos
Newsletter
WebMail
Fale Conosco
É mesmo preciso ter balança na fazenda? (Parte III)
 

Balança para gado é um equipamento indispensável na fazenda. Veja a conclusão:

BALANÇAS ELETRÔNICAS, TENDÊNCIA SEM VOLTA
As balanças eletrônicas estão se impondo cada vez mais no mercado. Suas principais vantagens são a rapidez com que trava ou estabiliza o peso do animal, o fato de não exigir espaço, os múltiplos recursos que oferecem, e a sua grande flexibilidade de uso. Elas podem operar de forma portátil, com barras debaixo de simples plataformas no brete de vacinação, por baixo ou em cima de gaiolas, e ainda formando os "troncos-balanças" ou "balanças-tronco". Suas desvantagens são o fato de trabalhar com energia elétrica, cabos e plugues de conexão, e de exigir operador que no mínimo consiga ler as telas do visor. Mas a operação da balança eletrônica não é mais complicada do que a de um telefone celular, usado intensivamente por milhões de pessoas.

Ela se compõe basicamente do indicador de pesagem, dos cabos e das barras de pesagem. O indicador é a parte principal, o "cérebro" da balança, geralmente em formato de estojo ou maleta executiva.

São muitos os recursos:
O que é capaz de fazer uma balança eletrônica depende da marca e do modelo. Basicamente, ela mostra o peso na pesagem, faz o registro para leitura posterior, informa o número de animais pesados, a média de peso, o maior e o menor peso, e pode ser conectada a computador e impressora. Modelos mais modernos, além do básico, ainda fazem apartação com um ou dois limites dados de peso, aceitam o número do brinco e informação sobre o lote do animal, fazem gráficos de ganho de peso e calculam rendimento de carcaça. Esses modelos podem ser conectados a leitores ópticos e coletores de dados, além de serem compatíveis com os principais programas ou softwares de gerenciamento pecuário existentes no mercado. É preciso considerar, também, que são necessárias informações de peso nos sistemas de rastreabilidade, que é outra tendência irreversível no mercado, e que sem balança eletrônica será impossível obtê-las.

"TURBINANDO" A BALANÇA MECÂNICA!
Para uma balança mecânica já instalada e em funcionamento perfeito, existe possibilidade de agregar a ela as vantagens da eletrônica. Com um kit de conversão eletrônica, a mecânica continuará a pesar normalmente, mas o kit captará esse peso e fará a leitura digital, em segundos. A balança mecânica não se transforma em eletrônica, mas passa a ter acesso aos recursos desta. Entretanto é bom ressaltar que a balança precisa estar pesando corretamente de forma mecânica.

QUE CAMINHO SEGUIR?
Enfim, as opções são muitas. O pecuarista que ainda não tem balança deve avaliar suas necessidades, as características e peculiaridades de sua operação e procurar assessoria e informar-se com os amigos que já têm o equipamento.

O importante é ter em mente que no momento atual e daqui para a frente, somente conseguirá sobreviver e crescer se sua operação for tocada com gerência empresarial.
E para isso, o controle de peso do rebanho é indispensável.

 
Coimma
03/07/2005
 
« Retorna «

© Copyright 1995 - 2024 ..:: RL Madeiras Ltda ::.. .Desenvolvido por Xeque Marketing Digital
Av. Eduardo Elias Zahran, 1030 - TV Morena - Campo Grande - MS - (67) 3342-2452 - fax: (067) 3342-8995
Todos os direitos reservados. All rights reserved.